Armazém 8
      
Organização/Produção:  Associação de Comunicação e Artes   

Em Évora os espectáculos decorrem no Armazém 8 durante o mês de Março e começam com o guitarrista RICARDO MARTINS

Ricardo J. Martins nasceu em Faro em 3 de fevereiro de 1984. Sempre influenciado por vários gêneros musicais, ele encontrou na guitarra portuguesa como expressar seus sentimentos sonoros.

Desde a primeira audiência das músicas de Carlos Paredes, o som desse instrumento mostrou-lhe o caminho musical a seguir.

Apesar de se dedicar principalmente ao Fado, ele vê na Guitarra portuguesa uma enorme capacidade como instrumento solo, tocando a Guitarra de Lisboa e a Guitarra de Coimbra.

Gravou no ano de 2014 o seu primeiro álbum instrumental chamado “Ricardo J. Martins”, essencialmente feito de adaptações de temas fora do ambiente musical da Guitarra Portuguesa e versões de canções típicas do instrumento com arranjos próprios. A partir deste disco destaca-se o tema original e único “Danças na Eira”.

Constantemente em busca de novas formas para o instrumento, compor e tocar, mas sempre sem esquecer as suas raízes ele editou em 2017 o seu segundo álbum a que chamou “Danças e Lamentos”.

Este trabalho conta com várias participações especiais de músicos e a introdução de alguns instrumentos fora do Fado. Uma experiência musical que dá a este trabalho um selo pessoal único que vai da música tradicional portuguesa à música clássica.

Ricardo Martins já apresentou a sua música em países tão diferentes como: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Sérvia, Inglaterra, Alemanha e Cabo Verde.

Considera-se privilegiado por ter tocado ao lado de nomes como: Viviane, Marco Rodrigues, Filipa Cardoso, Ana Sofia Varela ou Ilda Maria. Agora aposta numa carreira a solo e as suas interpretações são já reconhecidas nacional e internacionalmente.

 

 

Carregando mapa ....