ARTFEST PATRIMÓNIOS – MANUEL DIAS

ARTFEST PATRIMÓNIOS – MANUEL DIAS
Armazém 8
      
Organização/Produção:  Associação de Comunicação e Artes   

Em Évora os espectáculos decorrem no Armazém 8 durante o mês de Março, desta vez com a presença do marionetista Manuel Dias

Manuel Fernando da Costa Dias nasceu em 1949. Pintou, esculpiu, no teatro cenografou acabando por se dedicar por inteiro à criação e realização de espetáculos de marionetas como marionetista solista.

Em Évora iniciou o projeto profissional TRULÉ – Investigação de Formas Animadas. No teatro Manuel Costa Dias colaborou como cenógrafo em várias companhias de teatro: Centro Cultural de Évora (25 cenografias), CENDREV, Cena, Bonifrates, TEUC, Bonecreiros, Cornucópia, Jangada Teatro e Imaginário.

Em 1982 foi-lhe atribuído o prémio para o melhor espaço cénico, pela Associação Portuguesa de Críticos. Manuel Costa Dias, para o projeto TRULÉ, estreou-se com um espetáculo na técnica de Robertos na Bienal Internacional das Marionetas de Évora em 1987.

Nos últimos 20 anos, participou em mais de 87 Festivais Internacionais. Aos espetáculos Variações de Marionetas em Redor da Música, Amores e Humores da Bonecada, Robertos e outras Marionetas e As minhas MAIS… Marionetas foram atribuídos 17 prémios em Festivais Internacionais.

A ASSOCI’ARTE atribuiu o prémio José Melo a Manuel Costa Dias cujo lema é “Coragem de Ficar”. Na 1ª edição de ÉVORAINOVA foi homenageado com o galardão Valorização Cultural e foi-lhe atribuída a medalha de Mérito Municipal – Classe Prata pela Câmara Municipal de Évora.

Gravado em Dili e publicado por Carlos Narciso a 11 de setembrro de 2013

 

Carregando mapa ....