OS DONA ZÉFINHA

OS DONA ZÉFINHA
Armazém 8

A designação de: “Os Dona Zéfinha” surgiu para homenagear uma senhora nascida e criada em Portel (embora já falecida) chamada Josefa Inácia Prego, mais conhecida por “Ceginha” ou “Zéfinha de Portel”. Apesar de cega, esta senhora, tocava vários instrumentos, como a Viola Campaniça e cantava ao despique em bailes e romarias, essencialmente no seu concelho e ainda pelo Baixo Alentejo.

Uma homenagem feita por três jovens; Francisco Pestana (Monte do Trigo), Francisco Melo e Tiago Pinto (Santana); que transportam na voz a cultura e tradição do alentejo ao som da viola campaniça.

Com dois trabalhos discográficos editados, dois videoclipes, uma entrevista na rádio Antena Sul e outra na rádio Vidigueira, “os Dona Zéfinha” já atuaram em vários eventos a nível nacional, especialmente na região Alentejo e também no Canadá em Toronto, em representação de Portugal e pela mão da Associ’Arte.

Passaram pelo “Got Talent Portugal” da RTP 1 e pelo “All Together Now” da TVI. Em termos televisivos participaram ainda nos programas “Você na Tv”, “Agora Nós”, “Praça da Alegria” e “Aqui Portugal”.

A prova viva de que o cante alentejano tem o futuro garantido e está em boas mãos!

Carregando mapa ....