Armazém 8
Músico, compositor e artista plástico,Simão malenga
Malenga passa por Évora e pelo Armazém 8 no próximo dia 25 de Outubro, a partir das 22h, para uma incursão musical pelas sonoridades moçambicanas, em particular do povo maconde.
 
 

Da escultura à pintura, passando pela música, Simão Williamo, de nome artístico Malenga, alega que o seu percurso na música é algo que vem desde a sua infância, e que foi uma aprendizagem com muita investigação.

O seu primeiro contacto com o mundo das artes foi através do desenho, quando ainda vivia na pequena aldeia Shikalanga, perto do rio Rovuma, na província de Cabo Delgado. Uma região onde toda a gente é artista, e onde as pessoas passam a vida a trabalhar para a cultura, a dança e o canto.

Malenga começou a cantar através da participação nos “ritos de iniciação” – tradição Makonde para a educação de jovens entre a puberdade e a fase adulta. Nestes ritos, as crianças eram levadas para o mato, onde também cantavam durante grande parte do dia.

Em 1991 mudou-se para a cidade de Pemba.

Em 2002, fez um curso de pintura em Maputo, dando início ao seu percurso profissional artístico que tem sido desde então, repartido entre a pintura, escultura e a música. Em 2007, recebeu uma bolsa de estudo para frequentar Artes Plásticas no Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e em 2008 fez um estágio na Faculdade das Belas Artes do Porto. No entanto, o artista expõe colectivamente desde 1992 e individualmente desde 2005. A sua obra está representada em várias colecções privadas em vários países, entre eles Portugal.

Carregando mapa ....