OSHO Meditações às quintas 19:30h no Armazém8

– reduzem o stress e trazem mais alegria e paz à sua vida
O QUE É MEDITAÇÃO?
“Quando você não está a fazer absolutamente nada – corporalmente, mentalmente, em qualquer nível – quando toda a atividade cessou e você simplesmente é, apenas sendo, isso é meditação. Você não pode fazê-la, você não pode praticá-la; você tem apenas que compreendê-la.
Sempre que encontrar tempo para apenas ser, abandone todo o fazer.
Pensar também é um fazer, concentração também é um fazer, contemplação também é um fazer.
Mesmo que apenas por um único momento, fique sem fazer nada, simplesmente permanecendo no seu centro, totalmente relaxado – isso é meditação. E uma vez que você tenha descoberto o jeito, pode permanecer nesse estado tanto tempo quanto quiser; por fim poderá permanecer nesse estado durante as vinte e quatro horas do dia.
Uma vez que você tenha se tornado consciente de como o seu ser pode permanecer sem perturbação, então, vagarosamente, pode começar a fazer coisas, mantendo-se alerta para que o seu ser não se agite. Essa é a segunda parte da meditação – a primeira é aprender a simplesmente ser, e em seguida aprender pequenas ações como limpar o chão, tomar um banho, mas permanecendo centrado. Depois poderá fazer coisas mais complicadas….
Assim, a meditação não é contra a ação. Não é que você tenha que escapar da vida. Ela simplesmente lhe ensina uma nova maneira de viver: você torna-se o centro do ciclone.
A sua vida continua; continua de uma maneira muito mais intensa – com mais alegria, com mais clareza, mais visão, mais criatividade – todavia você está distanciado, é apenas um observador nas colinas, assistindo simplesmente ao que está acontecendo ao seu redor.
Você não é aquele que faz, você é o observador.
Esse é todo o segredo da meditação: você torna-se o observador. O fazer continua no seu próprio nível, não há nenhum problema nisso: cortar madeira, tirar água do poço. Você pode fazer coisas pequenas e coisas grandes; só uma coisa não é permitida: o seu centramento não se pode perder.
Essa consciência, esse estado de observação deve permanecer absolutamente desanuviado, sem perturbação.” OSHO
QUINTAS – FEIRAS – 19.30h com Khóji António Cordovil (facilitador de Meditação)