Bete Barradas - Logotipo

Aprender a Desenhar e a Pintar

Poucas pessoas sabem fazê-lo a primeira vez que pegam num lápis ou num pincel mas… por vezes acontece.

Para a restante maioria das pessoas, é uma questão de aprendizagem e não um dom.

Pintar e desenhar são actividades que têm que ser estudadas e praticadas como qualquer outra.

É tudo uma questão de prática e dedicação.

Você sabia que pintar também traz benefícios para nossa saúde?

Benefícios comunicativos

Pintar ajuda no campo comunicativo, já que nos permite expressar de forma diferente o que sentimos, o que queremos, a nossa visão sobre algo, etc. Através da pintura podemos manifestar múltiplos sentimentos, emoções e pensamentos.

Esta forma de comunicação é especialmente relevante em pessoas que tenham deficits na comunicação, pessoas tímidas ou pessoas que não são capazes de comunicar verbalmente de forma fluída e natural.

Benefícios motores

O uso de diferentes utensílios necessários para pintar, como lápis, carvão ou pincéis, ajuda a desenvolver a motricidade fina, especialmente nas crianças. O manejo das mãos vai se aperfeiçoando à medida que se trabalha esta capacidade. Nos adultos, a motricidade fina é reforçada.

Benefícios no cérebro

O Nosso cérebro intervém activamente na actividade de pintar. O hemisfério esquerdo de nosso cérebro, responsável pelas tarefas lógicas, está presente, assim como o hemisfério direito, responsável pela criatividade e a imaginação. Por isso, quando pintamos, estamos trabalhando com o cérebro por inteiro e desenvolvemos a sua capacidade.

Benefícios para nossa saúde mental

A nossa saúde mental é claramente beneficiada pela pintura. Por um lado, a pintura favorece a concentração, e ajuda-nos a adquiri-la, já que quando pintamos devemos estar centrados no que queremos transmitir, e não em outras coisas.

Além de nos ajudar a combater o stress e os problemas do dia-a-dia, enquanto fazemos algo relaxante e que nos permite ir a nosso ritmo de forma livre e descontraída.

Benefícios para nosso prazer e diversão

A pintura é algo que podemos fazer em companhia de outras pessoas, favorecendo assim relações de amizade pois passamos um bom tempo com novos amigos e amantes da mesma arte. É uma forma de estarmos bem dispostos, tranquilos, trabalhando com o nosso cérebro e partilhando momentos de diversão.

Aguarela com IntervençãoAulas individuais e em grupo (horário flexível caso a caso).

Elisabete Barradas – Artista Plástica , Curadora e Produtora de Eventos Artísticos

Contactos:

Email: olimpoarte@gmail.com